Destaques

sexta-feira, 15 de maio de 2015

AJUCA: Conheça as Ações Desenvolvidas Por Esta Instituição Castelense !!

Associação de Jovens de Castelo do Piauí, designada por Associação: Juventude, Cidadania, Trabalho e Oportunidade, é uma organização juvenil representativa dos interesses dos jovens de Castelo do Piauí. A Associação tem sua sede nas instalações do Complexo Cultural Juventude e Cidadania, localizado na Av: Antonino Freire, S/Nº centro de Castelo do Piauí.

A AJUCA atualmente atende mais de 300 crianças com diversas modalidades lúdicas, culturais, e esportivas. É uma entidade formada por jovens que estudam e trabalham em Castelo do Piauí, que usam de seus talentos e habilidades com esporte, informática e cultura para realizarem trabalhos que ajudam no desenvolvimento social e cultural, formando assim uma rede de prevenção e de auxílio para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos direta e indiretamente. Tem como presidente o Professor e Coreografo Faustino Júnior.

AJUCA tem como parceiros principais: Banco do Nordeste, CMDCA, Prefeitura de Castelo do Piauí e apoio das Secretarias de: Educação, Juventude e Assistência Social.

DANÇA DE RUA CASTELO


Começou de forma muito tímida e ainda sem uma denominação específica no ano de 2006 em um bairro de Castelo do Piauí, sendo incluída nas várias atividades realizadas pelo Projeto Juventude e Cidadania. Foi implantado devido à falta de perspectivas de crianças, adolescentes e jovens, para evitar a exposição dos mesmos relativo à situação de risco, como: Exploração do trabalho infantil, ausência de locais para atividades de lazer e lúdicas, abandono, evasão e repetência escolar, principalmente de orientações sobre temas do cotidiano como drogas, violência, abuso e exploração sexual, entre outros males.

Em 2012 a Dança de Rua Castelo fez parceria com a Associação da Juventude de Castelo do Piauí, sendo uma organização juvenil representativa dos interesses dos jovens que residem, estudam ou trabalham no município.


Recentemente um dos integrantes do Grupo, o jovem Bismarck Lima, participou do Concurso da Rede Globo "Você na Malhação" onde o mesmo foi selecionado e fez participação em um capítulo da novela infanto-juvenil Malhação. O Grupo já conquistou vários títulos e esse ano estará representando o Piauí no Festival de Dança "Passo Arte" em Indaiatuba-SP, e no Festival cearense de "Hip-Hop" em Fortaleza-CE.

A ideia consiste em montar espetáculos de Danças Urbanas com coreografias fortes e traços marcantes tendo objetivo de difundir a cultura Hip-Hop através da mesma. A composição é em sua maioria por jovens da cidade de Castelo do Piauí, que fazem parte do Projeto Juventude e Cidadania e da Associação da Juventude, tendo como objetivo atingir o maior número possível de pessoas através da cultura Hip-Hop. A responsabilidade é do Professor e Coreografo Faustino Júnior.

GRUPO DE CAPOEIRA CORDÃO DE OURO


Faz parte das atividades da AJUCA. Foi fundado dia 1º de Setembro de 1967 por Reinaldo Ramos Suassuna, que hoje encontra-se em vários estados do Brasil e muitos países. No Piauí, o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, é coordenado por Silvan Cézar dos Santos Bacelar, mestre Escravo. A capoeira é um importante mecanismo de integração social, que vem mudando a vida de crianças e adolescentes. Em Castelo do Piauí, a coordenação está a cargo do Monitor Décio, que há 8 anos vem levando essa arte genuinamente brasileira a todos os jovens de Castelo e regiões circunvizinhas. Ao longo do tempo o Grupo conquistou muitos prêmios dentro da modalidade em várias cidades do Piauí.

BANDA MUNICIPAL 13 DE SETEMBRO


A Banda 13 de Setembro, também é uma das atividades oferecidas pela AJUCA. Sendo um dos grandes símbolos da cultura castelense. Recebeu esse nome em homenagem à data de emancipação política do município (Aniversário), de Castelo do Piauí. Criada no ano de 2001, pela Prefeitura Municipal, na administração do Prefeito José Ismar Lima Martins (Dr. José Maia), com intuito de levar conhecimento de música popular brasileira aos jovens da cidade. Sua primeira formação era composta de 27 aprendizes com modelo de banda marcial, regida pelo Maestro Vitalino Júnior. Hoje participam 16 alunos no modelo "Big Band". A 13 de Setembro passou por transformações e foi dirigida pelo ex-aluno Edisantos Silva. Atualmente a regência cabe ao aluno Santos Silva.


Ex-Pilotão Mirim, hoje Cidadão-Mirim está inserido nas atividades desenvolvidas através da AJUCA. O monitor é Arcanjo Brandão, que de forma voluntária dar sua contribuição para a formação de grandes homens e mulheres castelense, no futuro próximo.



Fonte: AJUCA
Edição: Jurandir Viana
Fotos: Igo Rafael        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox