Destaques

quinta-feira, 28 de maio de 2015

ARTIGO: Tudo é Questão de Escolha !!

A que ponto pode chegar a crueldade humana? Quarta-feira, 27 de Maio, tivemos uma amostra chocante de quanto ela pode chegar. Muito se tem especulado sobre o que teria levado estes criminosos, alguns ainda tão jovens, a cometerem tamanha monstruosidade. Muito se tem culpado. com base, as desigualdades sociais e as carências educacionais e defendem, como desfecho, a redução da maioridade penal. Desigualdade social e carência educacional não podem ser usadas com SUBTERFÚGIO para entrar numa VIDA BANDIDA. Quantas pessoas nas mesmas condições não são hoje médicos, advogados, arquitetos, engenheiros, etc? TUDO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA, na qual existe UM CAMINHO FÁCIL, porém perigoso e OUTRO LONGO, porém recompensador. (Estes garotos, aparentemente escolheram o caminho fácil para conseguir as coisas).

O que temos aqui nada mais é que o CRESCIMENTO DE UMA CULTURA DE IDEOLOGIA BANDIDESCA, na qual existe a NECESSIDADE DE AUTO-AFIRMAÇÃO que, para tal, exige ousadia, truculência, demonstração de força e poder dentro do grupo e fora dele, pela intimidação. E esta cultura vem se intensificando com o acesso às redes sociais e o aumento do fluxo de viagens dos grandes centros para as cidades pequenas, que vem "importando" cada vez bandidos, muitos dos quais, vindo se refugiar e até "fazer escola", como parece ser o caso deste Adão. Tenho visto nos últimos anos vizinhos meus adolescentes, cada vez mais serem seduzidos para o mundo da violência, das drogas, do crime, por uma ideologia passada, muita das vezes, através de músicas apologéticas, de vestes e tatuagens alusivas e comportamento do chamado "nóia".

Não há um solução fácil, nem a curto prazo para tentar minimizar ou recuperar estes jovens. E, para piorar, as POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO ACOMPANHAM A VELOCIDADE COM QUE SE PROPAGA O PROBLEMA. Investir numa educação de tempo integral (mais atrativa, dinâmica e diversificada), acompanhar e orientar o dia-dia familiar destes jovens vulneráveis são medidas de base que podem ajudar.

Quanto a tão falada REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, ela sozinha não é capaz de reduzir significativamente os índices de violência nesta faixa etária. Contudo, leis mais severas (se forem aplicadas como deveriam), não só nesta faixa, mas também em todo o âmbito penal, poderiam coibir muito novos crimes, pela incerteza da impunidade. Alguns dos que são contra a redução, argumentam que "NÃO TEM NOÇÃO DO QUE TÁ FAZENDO". Uma criança a partir dos 7 anos sabe discernir o CERTO DO ERRADO, um adolescente mais ainda! ELES APENAS NÃO TEM NOÇÃO DA PROFUNDIDADE, DA REPERCUSSÃO, DOS DESDOBRAMENTOS de seus atos.

P.S.: A crueldade humana independe de cor, sexo, religião, cultura, etc, porque é mais um carácter inerente dela própria! A crueldade está em cada um de nós, em maior ou menor grau!
Fica aqui a minha solidariedade a todas as famílias que estão sofrendo com esta tragédia!





Por: Francisco das Chagas Rocha Cardoso
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox