Destaques

segunda-feira, 13 de julho de 2015

ARTIGO: Polícia Para Quem Precisa de Polícia !!

O programa Fantástico (Rede Globo), exibido domingo (12/7), repercutiu a onda de linchamentos que ocorreram no estado do Maranhão (30), principalmente na capital São Luis, nos últimos tempos. O caso mais recente aconteceu com um homem acusado de roubar pessoas que estavam em um bar, causou preocupação nas autoridades e pesquisadores. O fato ocorreu na periferia de São Luis e dois homens foram espancados, um menor escapou porque fingiu-se de morto, outro foi amarrado a um poste da rede elétrica e espancado até morrer.

De acordo com informações, hoje o contingente policial existente no país, é insuficiente para proteger os cidadãos de bem ou interferir em casos como os que aconteceram no estado Timbira, onde a população, alegando inoperância do aparelho policial estatal, fez justiça com as próprias mãos. 

Relatórios apontam que a média nacional é de 1 policial para cada 430 cidadãos. Mas o que temos na realidade, é 1 policial para exercer sua função de guardião diante de quase 1000 pessoas. Quer dizer, o Maranhão, assim como a maioria dos estados está carente de policiais para guarnecer e garantir os direitos impostos pela carta magna de 1988 no Brasil.

Deixemos o Maranhão de lado e vamos tratar da nossa realidade (Nua e crua): A microrregião de Castelo do Piauí, é composta por 6 municípios e nenhum deles dispõe de um delegado. Os casos ocorridos são repassados para Laércio Evangelista, que é titular em Campo Maior e responde como regional.

Citemos como exemplo o município de Castelo do Piauí, que tem uma população estimada de 20 mil habitantes e conta com apenas 3 policiais militares para garantir a segurança da população. Buscando os números da estatística chegaremos ao absurdo de comprovar que temos 1 policial para cada grupo de 6.600 castelenses. Se o contingente maranhense está a baixo da média, o que dizer dos piauienses que por aqui residem e trabalham? Se serve de consolo, ressaltamos que a 36 Km de Castelo, está instalada a 2ª CIA/15º BPM, que tem mais de uma dezena de homens, que estão prontos para intervir nas mais diversas situações. 

Agora é inaceitável que uma região fronteiriça como a nossa, tenha pouquíssimos policiais lotados nos GPM's de Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, São João da Serra e outros municípios adjacentes.

Recentemente a cidade de Castelo, foi abalada pelo caso de estupro coletivo contra 4 adolescentes, ocorrido no dia 27 de Maio, quando 4 menores, sob as ordens de Adão José de Sousa, 40 anos, mantiveram as garotas amarradas para depois seviciarem e jogarem-nas de um penhasco com mais de 10 metros de altura no local conhecido por morro do carro velho ou garrote, distante cerca de 2 Km da zona urbana. À época, Fábio Abreu, Secretário estadual de Segurança, veio a Castelo e perante autoridades e populares, prometeu tomar providências inerentes ao caso e outras, como mudar o contingente policial, promessa até agora não cumprida. Do reforço dito que viria, temos a confirmação de apenas dois militares, que vão passar cerca de 30 dias dando suporte ao efetivo existente. Segundo Fábio Abreu, em meados do segundo semestre, logo após formação de militares pela academia de polícia, virão 10 homens para Castelo. A população está esperançosa que isso realmente aconteça, que não seja tão somente mais uma promessa como tantas outras.



Por: Jurandir Viana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox