Destaques

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

FÓRUM: Perfil da Primeira Infância em Castelo do Piauí !!


Criança sujeito, indivíduo, único, com valor em si mesmo. A criança tem um "Rosto". Olhar para ele e enxergá-lo é compreender a verdadeira essência do ser humano que se forma desde sua gênese e se realiza ao longo da vida. Esse princípio abre o olhar para as várias infâncias que existem em nosso país. E, é às múltiplas formas de ser criança que as políticas devem ser sensíveis. 

Impõe-se superar a visão fragmentada da criança. Uma visão holística, integrada, senão imediatamente do "Todo", pelo menos progressivamente mais abrangente, vai ajudar a ver as inter-relações ou interseções que foram artificialmente afastadas como campos específicos de atividades profissionais distintas.

Uma sociedade inclusiva abraça todos e cada um dos indivíduos, nas suas expressões próprias, segundo as quais cada um é si próprio e diferente dos demais; Abarca todos e cada um dos grupos étnico-raciais, sociais e culturais; Manifesta zelo pela igualdade e pela especificidade de direitos na adversidade de gênero. Para que a sociedade brasileira seja uma sociedade inclusiva, todas as crianças devem dela participar, desde o começo da vida, como sujeitos de pleno direito.



A solenidade reuniu profissionais da área de saúde (Agentes comunitários e enfermeiros), Dr. José Maia (Prefeito de Castelo), Amparo Maia (Secretária de Educação), Fernanda Tavares Brandão (Secretária de Saúde), dentre outros que compareceram ao CRAS I (Centro), e discutiram temáticas ligadas aos eixos apresentado para os participantes (Diagnóstico e Discussão em Grupo).



Durante o evento Luis Rafael, nascido dia 13 de Setembro próximo passado, foi certificado Bebê Prefeito de Castelo do Piauí, na ocasião a mãe do garoto (Talia), recebeu a chave da cidade e enxoval. Várias pessoas que colaboram com a primeira infância no município, receberam certificação, dentre eles, profissionais da Assistência Social, Saúde da Família, NASF, Secretaria de Educação, Pastoral da Criança e Edimilson Araújo (Vice-Presidente do CMDCA). 



Por: Jurandir Viana 
Fotos: Edimilson Araújo      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox