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quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CASTELO DO PIAUÍ: 90% dos Alunos Saem Alfabetizados / BURITI DOS MONTES: Salto no Ideb !!

Em Castelo do Piauí, as conquistas estão nos números. “Como professores, somos eternos aprendizes. E como bons professores, estamos sempre em busca de melhores condições para nossos alunos. E o Programa Palavra de Criança veio para somar. Atualmente temos 178 alunos do fundamental menor, e 90% deles saem alfabetizados”, afirma Irlânia Ribeiro Lima.

Irlânia aprova o método aplicado pelo Programa Palavra de Criança. “Com esses novos métodos a gente começa a trabalhar sequências didáticas. Desta forma, o aluno busca aprimorar os conhecimentos aplicados. Antigamente nós passávamos um dia trabalhando uma poesia, mas agora passamos três dias trabalhando o mesmo texto em suas diversas abordagens”, diz a professora.

E os pais mostram-se satisfeitos com a nova abordagem. “O projeto mostra que os pais têm que estar presentes no aprendizados dos filhos na escola. É nosso papel acompanhar os conteúdos aplicados, pois assim os filhos se sentem mais seguros no aprendizado. E quando há essa segurança, o desenvolvimento deles em sala de aula é ainda mais satisfatório”, afirma Lucídio Soares.

Salto no Ideb de Buriti dos Montes

Natali Louane, que inicia esta reportagem, estuda em Buriti dos Montes. E o município, localizado há 252 km da capital Teresina, foi uma das cidades piauienses que obtiveram êxito com a atuação do Programa Palavra de Criança. A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deu um salto. Antes do projeto, em 2011, a nota era 5,4. Mas no último levantamento, feito em 2013, a educação básica atingiu nota 6,1.

A professora Ademilde Maria Soares atesta os benefícios trazidos pela ação do Instituto ProBem. “O Programa Palavra de Criança veio ao nosso município para nos dar suporte. E, como professora, posso garantir que o desenvolvimento das crianças contribuiu satisfatoriamente para o aprendizado”, considera a educadora. “Hoje nós temos que ter a certeza que a criança aprendeu a ler, compreender e a escrever”, complementa.

Assim como Castelo do Piauí, Buriti dos Montes foi uma das cidades que recebeu a visita de equipes da Unicef, que foram acompanhar de perto a rotina de aprendizado dos estudantes que são acompanhados pelo Programa Palavra de Criança.

“A gente aprende a ler brincando”, diz a pequena Natali Louana, de 8 anos. A estudante do 3º ano do ensino fundamental é uma das beneficiadas do Programa Palavra de Criança, desenvolvido pelo Instituto ProBem, com o apoio da Unicef e Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). O projeto busca, há sete anos, otimizar o processo de alfabetização de pequenos. Atualmente está presente nos estados do Piauí e do Amazonas, com práticas que mostram que aprender a ler é aprender a ver o mundo.

E ensinar a ver o mundo é uma tarefa séria, pois alfabetizar acaba sendo muito mais que instruir o bê-a-bá. “Nosso projeto visa alfabetizar as crianças na idade certa. Começamos a atender crianças até o 3º ano, depois expandimos para o ciclo todo, colocando também o 1º e 2º ano”, explica Carmen Portela, coordenadora do projeto.

Este método diferenciado é focado no ensinamento lúdico, além de um acompanhamento mais presente do desenvolvimento individual das crianças. “O Programa Palavra de Criança foi criado em 2008, ainda na gestão de Washington Bonfim, que era secretário municipal de Educação. Em 2009 expandiu para o Ceará. Em 2010, com a saída do secretário, foi criado o Instituto ProBem para dar continuidade aos trabalhos. Atualmente estamos em 72 municípios do Piauí e 14 comunidades ribeirinhas do Amazonas”, relata Carmem.

E o retorno do projeto é gratificante, tanto para a equipe do Instituto ProBem, como para as comunidades beneficiadas. “É muito bom a gente ver e ouvir as pessoas falando do programa com paixão. Hoje nós vemos o professor falando da importância do projeto para o município e de como as coisas mudaram após a implantação dele”, continua a coordenadora.

Programa tem metodologia própria de alfabetização

O Programa Palavra de Criança tem como objetivo fortalecer a política educacional de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, por meio de implementação de ações fundamentadas na concepção da criança como ser único, completo, indivisível e social, cujas políticas educacionais precisam dialogar e se articular em suas práticas para atendê-las de forma integral em seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais.

O trabalho é realizado através da formação e assessoramento aos Coordenadores Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, que são responsáveis pela articulação e implementação das ações do programa em seus municípios.

A formação desses sujeitos busca fortalecer a competência técnica e pedagógica para que sejam capazes de liderar em âmbito municipal as ações do Programa, que funciona por meio de metodologia própria de alfabetização. 

Palavra de Criança é eleito entre os cinco melhores do Unicef

Em 2015, o Programa Palavra de Criança, desenvolvido pelo Instituto ProBem foi escolhido como uma das cinco melhores experiências, desenvolvidas com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em disputa com 140 outros programas da instituição, em 184 países. O programa tem a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e, com a conquista, o Unicef vai produzir um documentário para divulgar a ação piauiense em todo o mundo.

Em outubro, uma equipe da entidade Results for Development Institut, que selecionou e financia o Programa, além de ser responsável por realizar ações de promoção para o Unicef, veio ao estado do Piauí, para iniciar a documentação do Programa Palavra de Criança. Os representantes coletaram depoimentos dos alunos remanescentes e que estão participando do PPC, dos pais, professores, coordenadores, prefeitos, secretários de Educação e consultores do Instituto ProBem, responsáveis pela formação dos coordenadores municipais e de gestores.

O objetivo é compreender todo o processo de execução do programa para compor uma publicação internacional do Unicef. Esta publicação vai levar o exemplo do Programa Palavra de Criança para todos os países.



Fonte: Unicef e Secretarias de Educação/Castelo do Piauí e Buriti dos Montes 
Edição: Jurandir Viana 

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