Destaques

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

CASTELO DO PIAUÍ: Gestão Municipal Inicia Semana de Combate ao Vetor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya !!

"Se não combatermos o Aedes Aegypti agora, daqui a alguns anos teremos mais de 100 mil brasileiros acometidos pelo Zika Vírus e portadores de microcefalia. Esses dados são do Ministério da Saúde. Por isso temos que tomar as precauções necessárias já, para não enfrentarmos sérios problemas no futuro. É nossa obrigação combater o vetor dessa doença assim como da Dengue e Febre Chikungunya, que veem causando vários males e óbitos na população brasileira". Essa citação aconteceu durante o lançamento da Semana de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, na Unidade Escolar Vereador Waldemar Salles (Rffsa), nesta segunda-feira, 18 de Janeiro, feita pelo prefeito de Castelo do Piauí, Dr. José Maia, que conclamou as pessoas presentes para serem multiplicadores da campanha que visa sensibilizar os moradores de que o mosquito está mais próximo do que imaginamos. Para ratificar as palavras do gestor, foi mostrado um prato descartável com água, repleto de larvas do Aedes Aegypti, encontrado hoje em Castelo. 


Dr. José Maia, disse que a microcefalia causa deficiência mental e motora, e os pais terão que enfrentar a situação por muitos anos. Para evitar a doença só existe um meio, a prevenção, que depende da união de forças entre o poder público e a população. Todos tem que fazer sua parte para assim termos uma cidade limpa e moradores sadios.

 
Marcaram presença na primeira reunião de Mobilização Social de Enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, Fernanda Tavares Brandão - Secretária de Saúde / João da Cruz Moreira - Secretário de Infra Estrutura e Meio Ambiente / Adalberto Neirane - Presidente da Câmara Municipal / Vera Santos - Enfermeira do PSF / Nayanne Fernandes - Presidente do Conselho Tutelar / Marcelo Mineiro - Vereador. Agentes Comunitários de Saúde e Endemias engrossaram a assistência, bem como assistentes sociais e pessoas ligadas diretamente ao atendimento médico hospitalar do município.

 




Depois das falas, Fernanda Tavares Brandão, mostrou em vídeo a situação de perigo e alguns casos explícitos que ocorreram recentemente na zona urbana de Castelo, aonde a proliferação de mosquitos chega a ser alarmante, deixando as autoridades preocupadas com o fato de moradores não darem a mínima para a gravidade do problema. Esta primeira reunião ocorreu na área que compreende os bairros Vila dos Ferroviários (Rffsa), Nossa Senhora das Graças, Francisca Trindade e Cohab, logradouros onde existe vários casos de eclosão de larvas confirmados. 

Nesta terça-feira (19/1), acontecerá a segunda reunião e movimentará os moradores dos bairros Boa Vista e Alto da Bela Vista. 



Edição: Jurandir Viana 
Fotos: Igo Rafael      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox