Destaques

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Chuva é Alegria Que Vem do Céu !!

O Açude Várzea já foi a maior represa d'água nas proximidades de Castelo do Piauí, e quando o inverno era bom, as pessoas mais velhas tinham medo que o local "Arrombasse" causando danos e prejuízos aos moradores das redondezas e mortes na torrente de água e lama desenfreada rumo ao curso do Rio Cais, que corta a cidade acima citada.

 

A região viveu uma estiagem sem precedentes nos últimos anos, e isso provocou a seca do vertedouro deixando as terras próximas, antes molhadas ou úmidas completamente "Esturricadas" pela ação do sol escaldante e falta de precipitações pluviométricas na área, que já chegou a ser a maior produtora de grãos no entorno de Castelo do Piauí.


Mas como costumam dizer os católicos praticantes "Deus sabe sabe o que faz e não abandona seus filhos". Nos primeiros dias de Janeiro, a chuva veio e para alegria de muitos, caiu exatamente no Açude Várzea, fazendo acumular um bom volume de água, renovando as esperanças dos agricultores e pescadores que semeiam milho/feijão e quando podem pescam no local.


As pescarias vão demorar um pouco, mas as culturas tradicionais do Nordeste, parece que estão garantidas para o ano de 2016. Vamos aguardar a produção e deliciar milho verde e feijão novo em nossas refeições diárias, pois o que antes era tormento, a meteorologia está prevendo chuvas até o mês de Maio, podendo se estender a Junho. Seja bem vindo inverno. Que a safra de grãos ultrapasse as expectativas. 



Por: Jurandir Viana 
Fotos: Gilmar Soares      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox