Destaques

segunda-feira, 24 de março de 2014

JUAZEIRO DO PIAUÍ: Iniciada Campanha de Vacinação Contra HPV !!

O Ministério da Saúde lançou oficialmente no dia 10 de Março, a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, onde todos os postos de saúde devem disponibilizar a vacina para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos.


A vacina previne contra o câncer de colo de útero, e cada menina deverá receber três doses da vacina: após a primeira, a segunda dose ocorrerá com seis meses e a terceira após cinco anos da data da primeira dose.

É interessante ressaltar que a estratégia do Ministério da Saúde foi de administrar a primeira dose da vacina nas escolas, já que a faixa etária abrange estudantes, e com isso, a Secretaria Municipal de Saúde através das direções de Imunização e do Programa Saúde na Escola, buscou meios para otimizar a campanha no município de Juazeiro do Piauí. 


Na quinta-feira (20/03/14), aconteceu a vacinação dessas jovens na Unidade Escolar João Alves de Macêdo Filho e no Instituto Municipal João Francisco de Andrade. No momento da administração da vacina, estas apresentam um termo de recusa que foi encaminhado previamente aos pais ou responsáveis para que eles tomem conhecimento da importância da vacina e caso não autorizem, mandem o termo preenchido, mas se o termo vier em branco, significa que a vacina pode ser administrada. 

Todas as escolas do município serão contempladas com a ação (zona rural e urbana), e como a campanha tem data prevista para terminar em 10/04/14, todas as escolas já receberam cartazes informativos e os termos de recusa, aguardando apenas a chegada das equipes de saúde, o que será realizado mediante cronograma, e com aviso prévio aos diretores.


“Ficamos muito felizes porque neste primeiro momento não recebemos nenhum Termo de Recusa preenchido, implicando que a vacina está tendo boa aceitação, além do que, várias meninas já buscaram se vacinar na Unidade de Saúde. Informamos que as alunas faltosas devem dirigir-se ao posto da Sede e requerer a sua dose.” Reforçaram as diretoras de Imunização e do PSE, Elaine Braz e Juliana Oliveira, respectivamente, e a Técnica em Enfermagem Eliete.


A vacina contra HPV é opcional e não substitui a realização regular do exame de citologia, Papanicolau (preventivo).


Fonte: Portal Juazeiro
Edição: Jurandir Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox